25.8.10

Metal Master III - DCE PUC, Goiânia/GO (18/07/2010)

Para comemorar seus nove anos a Insetu's Produções realizou a 3ª edição do Metal Mater, trazendo, mais uma vez como atração principal, a banda santista Vulcano, simplismente um dos maiores ícones do death black metal do continente latino.
Foi uma grande e bonita festa, apesar de pequenos problemas. A banda mineira Velociraptor, que faria a abertura, não apareceu e não deu maiores satisfações. Isso retardou o ínicio das comemorações. O fator público - no caso a falta dele - foi outro sério problema. E esse causou-me estranheza, visto a Vulcano ter tocado poucos anos atrás no mesmo festival e no mesmo local e ter arrebatado um bom número de metalheads.
Com uma ótima equipe de sonorização, a In The Shadows(oriunda da cidade goiana de Anápolis, que se viua a cuidar da abertura) conseguiu fazer soar cristalino a atmosférica mistura de gothic e doom metal. O destaque vai para a vocalista Mirian, que tem um gutural capaz de colocar qualquer urso para correr.
O Homicídio sobe ao palco em seguida e incedeia os corações impuros com um metal blasfêmico, com sonoridade ora arrastada( a la Hellhammer) ora com blast beats(ao modo Sarcófago), tocado de forma extremamente simples e sem muita apuração técnica, guiada apenas pelo feeling e calor blasfêmico. A próxima foi a Spiritual Carnage, uma das bandas mais antigas da região centro-oeste, que acerta detalhes para o seu primeiro giro na Europa. E, meus amigos, se esses caras fizerem pelo menos metade ao apresentado nesse show de abertura para a Vulcano, voltarão ao continente gringo todo santo ano. Completo domínio de palco, músicas bem executadas e headbangers ensandecidos cantando todos os clássicos da banda, como a ótima Crystal Lord, por exemplo.
Após uma aula de death/thrash, uma cartilha completa com todos os ensinamentos do black death metal. E tome cabelos voando e tome corpos no ar. Apesar da baixa quantidade de pessoas, a empolgação dos poucos presentes fez parecer que havia uma multidão em frente ao palco. O guitarrista Fernando e o baixista Diaz não paravam um só minuto. Incrível! Já o Luiz Carlos mostrou que esqueceu por completo a forte dor de garganta que o incomodara durante toda tarde: cantou os 17 hinos e comandou a missa negra com a habilidade de um velho feiticeiro. Os tambores ultra pesados e precisos de Arthur conclamavam todos os guerreiros a marcharem rumo à batalha final; enquanto o fundador Zhema(que era só felicidade) regia a orquestra do apocalipse.
Como era de se esperar, foram nas horas dos clássicos contidos em Live e Bloody Vengeance(a base do set list) que o local quase veio abaixo. Show maravilhoso!
Em outubro de 2010, a Vulcano vai hastear a bandeira brasileira do metal em território europeu durante a sua primeira e mais que merecida turnê pelo velho continente.

Parabéns à Insetu's Produções pelo belo espetáculo!



Texto: Felipe CDC

Fotos: Eder Sales Cave

Fonte: Rock Brigade

0 comentários: