2.8.10

Entrevista - Nossa Escolha(DF)



É o seguinte, em conversas altamente produtivas em porta de distribuidora de bebidas, nós do Blog Licor de Chorume resolvemos abrir um humilde espaço para entrevistas com conjuntos musicais, personalidades desconhecidas do mainstream underground nacional e até vendedores de milho assado de beira de estrada. E pra inaugurar esse tosco espaço, levamos um lero com os carroceiros do Nossa Escolha, banda de hardcore Straight Edge de Brasília-DF.


1 - Primeiramente, como se deu a idéia inicial de formar a banda?

Bom, idéia da banda surgiu em 2009 com um grupo de amigos que sentiram a necessidade de ter uma banda de hardcore oldschool na cidade. Já que a última banda de oldschool da cidade foi a finada "Um Passo A Mais" e deixou o seu "legado". Banda que nos influenciou muito e admiramos bastante o que eles fizeram no pouco tempo que a banda existiu. Queríamos trazer a positividade da velha escola como eles. No início a banda não passou de mais um projeto que não foi para frente. Começou com outra formação; Felipex era guitarrista junto com o Negrete, o vocalista era o David(ex Tumor Kaos) e o baixista era o Cleuton(Atualmente baixista do Que Pasa Cabrón?). Com essa formação fizemos apenas um (1) ensaio que ficou muito abaixo das nossas expectativas. A banda só foi se consolidar em 02 de janeiro de 2010 com essa formação atual e assumindo a postura straight edge.

2 - Todos já se conheciam antes de formar a banda?

Sim. Todos nós éramos amigos antes do Nossa Escolha. Vagabundos de plantão, frequentadores do Conic, ou seja xLoosersx.

3 - E a cena straight edge no DF, são só gatos pingados como aqui em Goiânia ou existe uma galera legal de conviver, trocar idéias... Como que é?

A cena aqui é como a de qualquer grande cidade. Há uma grande quantidade de pessoas que se assumem straight edge's. São pontos de vista diferentes a cerca do sXe. Nós gostamos de enfatizar que o nosso é totalmente vinculado ao punk, aliás, nos consideramos punks. Diferente da maioria dxs straight edges daqui que não vêem dessa forma a parada. Não temos nada contra aquelxs que não enxergam o punk no straight edge, aliás, sabemos muito bem lidar com as diferenças.

4 - O contato inicial com o Straight Edge se deu quando?

O Negrete teve contato com a parada no fim dos anos 90 no meio anarcopunk, mas só foi aderir à conduta em 2001. O Felipex teve contato com o sXe em 2000 e alguma coisa com a fantástica banda Minor Threat. JP era metaleiro e teve contato com o straight edge em 2007 por bandas como Earth Crisis, Point Of No Return, Marron e Nueva Ética. Rômulo já conheceu através da pegada mais thrashcore de bandas como What Happens Next? e Limp Wrist.

5 - Vimos uma apresentação de vocês aqui no glorioso Capim Pub e lembrou muito a primeira fase do straight edge, o que acharam do show por aqui e o que acham do atual cenário sXe nacional?

Tocar em Goiânia é sempre muito foda, é diferente o clima das gigs, e temos amigxs aí, então nos sentimos sempre em casa quando vamos a Goiânia. A cena straight edge brasileira atualmente não temos muito o que dizer, mas temos a impressão que o oldschool tá voltando com força total! Somos suspeitos pra falar né? hehe. O positivismo, os sorrisos nos rostos da galera tão tomando o lugar das caras de malvadx, soqueiras e tacos de baseboll(que bom!).
Ps: Muito obrigado pela comparação do nosso som com a 1ª fase do straight edge, é exatamente o que queríamos passar... Exatamente! :)


6 - Em uma das letras vocês citam "Se for 'certo' ou 'errado' são suas ações". A idéia é mesmo mostrar que existem caminhos distintos e que o indivíduo escolhe e arca com as consequências?

É exatamente esse o ponto. Não nos achamos os garotinhos certinhos por sermos caretas. Temos nossas próprias razões pra sermos assim, por exemplo. Mas não é nem esse o caso, na verdade o ser humano está sujeito a "cagar no pau" sempre, sendo junkie ou careta. Acreditamos na idéia que as pessoas são livres para ter seus próprios conceitos de 'certo' e 'errado' ou 'verdadeiro' e 'falso', entende? O que é certo pra nós, pra você pode ser errado, daí procuramos respeitar os pontos de vista, mas claro, há suas exceções, né?

7 - E de som, o que tem ouvido de bom ou ruim ultimamente?

Ouvimos muita coisa diferente, do neo-crust ao tecno-brega.

8 - A demo de vocês está tendo uma boa repercussão, acha que isso se deve ao pessoal está carente de um som(hardcore) mais simples, porém bastante sincero?

Assim cara, do começo dos anos 90 pra cá as afinações pesadas e um som mais marcado tipo Earth Crisis foram aos poucos descaracterizando aquele hardcore simples. Não que não fosse sincero e tal, mas bandas tipo essa e Path Of Resistence meio que peidaram na farinha e aí deu no que deu.


9 - Quais são os próximos planos da banda?

Como ainda não temos nem um ano de banda, estamos com a meta de gravar duas demos por ano em dois anos, totalizando 4 demos e no terceiro ano, se tudo der certo pensamos em gravar um compacto 7'' com os hits das 4 demos. Nada muito ambicioso.

10 - Se a galera quiser ouvir, entrar em contato pra adquirir a demo, como que faz?

Nosso myspace é: www.myspace.com/hcnossaescolha, lá também tem nossa 1ª demo pra download na íntegra. No visitadíssimo e ilustre Blog Licor de Chorume também tem nossa demo pra baixar e já fazendo aquela propaganda, se não fosse esse blog a gente tava lascado, rolaram mais de 100 downloads em pouco tempo, muito foda a divulgação e a ajuda que vocês nos deram pra mostrar a carrocerágem pra galera.

11 - Pra finalizar, queríamos agradecer a atenção de vocês e esperamos ter a oportunidade de algum dia fazer um churrasco vegan com vocês, hehehehe, certo?

Nós que agradecemos e foi muito da hora poder conhecê-los pessoalmente em Goiânia, antes mesmo da banda ter surgido todos nós éramos frequentadores fervorosos do blog pela variedade de sons disponíveis pra download e as resenhas fenomenais (que só) vocês conseguem fazer! Valeu pela oportunidade da entrevista rapazes e o sojasco tá marcado com muita batata, cebola, vinagrete e cerveja Liber!



Logo abaixo segue um vídeo da música "A Indústria" da banda Nossa Escolha:



E pra quem estiver afim de sacar o som dos rapazes, segue o link da postagem da banda no blog:
Nossa Escolha - Demo

2 comentários:

Eduardo disse...

Entrevista foda!!!E o Nossa Escolha é muito bom, sonho meu mas queria ver eles aqui em Salvador!

Anônimo disse...

salve sobreviventes
eh um prazer sempre ouvi-los
bom ver entrevista com vcs no blog
bjaum pra tdos!
Felipex garganta do diabo rs te amo magrelo!