30.8.10

Choice - Demo(1999)





Pra galera mais nova que começou a colar na cena de uns 3 anos pra cá isso é apenas mais um trabalho de arqueologia, porém pra quem viveu a chamada "Geração Cantoria" as lágrimas vão correr soltas.... Voltemos então a 1999, talvez o ano decisivo da cena rock em Goiânia. Foi nesse ano que as coisas tomaram o rumo que levou a cena a perpetuar por uma década toda. Foi em 1999 que se fincou a pedra fundamental da cena goiana e em meio a pau no cus e panelas duas formas de se pensar e agir tomaram força a partir daquele ano e nada mais foi o mesmo por aqui.
É desnecessário contar mais uma vez a história que todo mundo já sabe. Portanto vamos nos focar na parte que ficou apenas na memória dos que viveram. Em janeiro de 1999 os distintos e mui respeitosos professores Luiz Eduardo e Luiz Gustavo, juntamente com o sr. Janderjans e um cidadão que atendia pela alcunha de Didi, membros da banda Ímpeto organizaram no Cantoria uma série de shows ao longo desse ano que foram eternizados pelo nome de "Domingão da Brodage", festival esse que abriu as portas para uma série de bandas que renovaram o cenário local, surgindo assim toda uma nova geração de bandas. Algumas delas em atividade até hoje! Nomes novos e díspares como Self, Corja, Elet, Ímpeto, Against, Señores, Ps&co. Ataq, Cancerígena, Osni, Kundaline e Choice juntamente com velhos de guerra como Murder, Desastre e Neurose Urbana formaram a cena hardcore de Goiânia como se conhece nos dias de hoje. Apesar da gritante diferença dos dias de hoje, pois tínhamos uma cena muito mais engajada e política do que atualmente; zines apareciam aos montes, o espaço entre as bandas era usado pelas pessoas que queriam expressar sua opinião e pensamento sobre as coisas mundanas que realmente incomodavam. Éramos uma juventude com voz e a letra do Choice diz tudo: "Sigo meu caminho, minha própria opinião. Sem se importar com os outros, sem violação!"
Estando situados no contexto histórico, passemos ao C(h)oice. A banda foi formada em 1999 por Guilherme Tell (guitarra), Rodrigo "China" Kenji (vocal), Magrão (baixo) e Mucão (bateria) e logo já conseguiu a apreciação de toda a cena. Esta demo é o único registro oficial da banda e foi lançada por essa formação nesse mesmo ano. Durante todo o resto da existência da banda, os planos de gravar as novas músicas sempre estiveram na cabeça dos integrantes, porém, infelizmente tudo que deixaram foi um videoclipe (da música Horário Nobre) em 2001, e uma música gravada "Gosto = Cu" em 2006. De 99 até 2007 a banda mudou de som e de formação e com essa mudança se estabeleceu como uma das mais pesadas e criativas bandas que já existiram em nossa cena. Com a entrada de Marconi (ex Loki) na segunda guitarra e Marcão Vovó no baixo (que depois iria tocar no Against), o antigo baixista Magrão saiu e anos depois se juntou ao Ressonância Mórfica, além de ter montado o estúdio OZZ.
O hardcore cru dessa primeira demo foi aos poucos se tranformando em um crossover espantoso na qualidade das composições e letras. Elementos de thrash metal e pos-hardcore somaram à agressividade da banda e aí fudeu.... melhor banda do estilo em Goiânia! Porém o C(h)oice, que nessa época acrescentou o parênteses no nome da banda, não era uma banda muito requisitada fora dos parâmetros da Two Beers, muito em parte pela lenda dos caras terem recusado um convite da Monstro pra tocar no Goiânia Noise e de problemas pessoais de um dos donos da produtora com um dos membros da banda. Mas ainda assim fez vários shows lendários em festivais como Miscelânea e Brutal Fest, além de tocar bastante no finado Maqna Rock. A banda atravessou quase uma década sendo uma grande referência, até seu último show no aniversário da Hocus Pocus de 2007. A foto postada aqui é da última formação da banda: Guilherme,Marconi,China,Mucão e John (ex Murder e atual Dom Casamata). Até hoje muita gente espera o retorno da banda, inclusive alguns de seus integrantes sempre falam sobre essa possibilidade. Porém só o tempo dirá....

Então vai aí um verdadeiro clássico de oito canções de hardcore sujo no melhor estilo Cantoria!

TRACKLIST:

VIVENDO E APRENDENDO
VENHA E FAÇA
PATRIOTAS
MINHA OPINIÃO
IMUNDO SUBMUNDO
EVOLUÇÃO DESTRUTIVA
DISSIMULADOR DE ALIENAÇÃO
CAPITAL FDP

Post Original por: Two Beers Or Not Two Beers

Myspace: Não...

Download:
Choice - Demo(1999)

0 comentários: