30.12.16

Listinha Infame das Coisas Legais - 2016




Passada a farra inconsequente que foi essa minha participação no niver do raparigo de nazaré, chego nesse restim de dezembro pra soltar a segunda lista deste sítio. Vale lembrar que aqui não estão os melhores discos de tal gênero ou algo do tipo, o esquema é simples: eu gostei do disco e achei que este merecia algum destaque de minha parte por aqui. Sem rivalidade e sem oba oba, nesse ano que entra estaremos preguiçosos por aqui novamente e não dando a mínima pra nada. Obrigada. e dois mil e dezessete tem mais tosquisse.

Abaixo segue a listinha infame.
                                             
01.
Sabotage
Álbum: S/T
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Disco póstumo do melhor rapper nacional de todos os tempos. Tem participação do Bnegrón, Sandrão, Negra Li, Rappin Hood, Dexter e outros. Produção de Dj Cia, Instituto e mais pedradas. A lenda vive em uma homenagem mais que digna. Pesado.

                                              
02.
Os Replicantes 
Álbum: Compacto 1985 7''

Sobre: A Nada Nada Discos juntamente com a Punch Drunk Discos resolveram lançar essa relíquia do punk nacional em formato sete polegadas. Hits como Nicotina e Surfista Calhorda constam na bolachinha e faz uma verdadeira viagem chapada ao ambiente roquista do punk oitentista. Obra prima.

                                            
03.
Mano Brown
Álbum: Boogie Naipe

Sobre: Esse disco eu já estava na expectativa, e como eu gosto da disco, soul, boogie e toda a sonoridade negra dos bailes dos anos 70 e 80, sou suspeito em dizer que o Brown mitou em seu álbum de estreia. Gangsta, dançante, romântico e com participações de peso, Boogie Naipe já pode ser considerado um divisor dentro do cenário do rap nacional e da música negra. Disco forte.

                                               
04.
Hurtmold & Paulo Santos
Álbum: Curado

Sobre: Os feras voltaram mais feras ainda com a colaboração de Paulo Santos (Uakti). Instrumental em alto nível, ampliando os horizontes da sonoridade experimental. Em Curado, a unidade entre os diversos timbres é de impressionar os ouvidos, e sem perceber o disco chega ao seu final de forma grandiosa, da mesma forma como começou.
                                        
05.
Bang Bang Babies 
Álbum: Let's Talk About Loss - K7

Sobre: A melhor banda de Goiânia lançou o melhor registro do ano por aqui (opinião minha). Garage rock, psicodelia, surf music e mais umas pitadas de genialidade dos integrantes, Let's Talk About Loss foi lançado em formato cassete pelo selo Pretexto de Vagabundo Edições. Obra prima do rock goiano.

                                           
06.
Renegades of Punk & Tuna
Álbum: Grão 7''

Sobre: Um épê sete polegadas que representa antes de mais nada o valor da amizade. De um lado Renegades of Punk e do outra a Tuna, duas das melhores bandas do punk melódico nacional. Em Grão os sentimentos e as sensações da vida são escutadas em cada acorde, ouvida em cada verso. Arrisco em dizer que este é o melhor lançamento deste nosso subterrâneo neste conturbado e tenebroso ano.

                                             
07.
Doom 
Álbum: Corrupt Fucking Brazil 

Sobre: Registro ao vivo da apresentação no Hangar 110 que virou fitinha cassete por culpa da Contra Boots. Aliás, fique ligado no bandcamps do selo, lá só tem doidice sonora boa em formato K7. A banda em questão dispensa mais coments, e a gravação tá fina.

                                         
08.
Damn Youth & Lei do Cão 
Álbum: S/T

Sobre: Duas das melhores bandas do nordeste se encontram num Split fulminante. Trash Metal/Crossover pra skatista quebrar a cara de nazi inútil. Mercyful Fate aperfeiçoaria nos seus agudos e o Destruction usaria balas de verdade em seus cintos.

                                           
09.
Oldscratch
Álbum: Padrões de Conserva

Sobre: Oldscrartch é Riot Grrrl diretamente de Maceió, e chegou sem pedir licença com o disco Padrões de Conserva. Levando a mensagem do feminismo através do hardcore/punk com pitadas de grunge, o disco questiona a forte influência do patriarcado no cotidiano feminino e a falta de autonomia do corpo da mulher. Discásso!

                                           
10.
3D
Álbum: S/T 7''

Sobre: Resgate é a definição desse registro, já que a 3D é uma pouco conhecida dentro do punk nacional. Esse sete polegadas é resultado de uma demo-tape gravada juntamente com a banda Cobaias. Mérito mais uma vez para a Nada Nada Discos e para a Punch Drunk Discos.

                                            
11.
Rakta 
Álbum: III

Sobre: Long Play lançado nesse derradeiro mês do ano, a Rakta continua impressionando com a sua sonoridade densa, confusa e inquietante. Alguns falam de punk, outros de post punk, eu acho que poderia encaixar num progressivo-psicodélico-experimental sem precedentes.


                                             
12.
Os Gatunos
Álbum: Os Gatunos Vão à Praia

Sobre: Os Gatunos são de Brasília e desafiam os rumos sonoros do independente. Em seu disco de estreia, Os Gatunos Vão à Praia, a banda explora a sonoridade clássica do surf music, com pitadas de carimbó e lambada, trazendo a cultura sonora do norte nos em seus acordes. Dançante, desafiador e moderno, o registro consegue se destacar em meio aos clichês do estilo. Discão Classe A.
                                             
13.
Prestige
Álbum: S/T

Sobre: A Propósito Records não cochila e também não deixa o cachimbo cair, e digo isso pelos seus lançamentos, voltados basicamente para o eletrônico experimental. Nessa leva, saiu a joia rara Prestige, de Guilherme Granado (Hurtmold/Againe/São Paulo Underground/Bodes e Elefantes) e Ricardo Pereira. Ouça e chape sem compromisso.
                                           
14.
Zeitgeist
Álbum: S/T
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Punk/Hardcore em ritmo acelerado e volume no talo, essa é a maior definição que consigo transcrever sobre  o disco da Zeitgeist. Furioso e intenso do começo ao fim, com boas pitadas de stoner, a banda mostra a força do underground nordestino nesse excelente registro.

                                           
15.
Ornitorrincos
Álbum: Ladrones de Riffs 7''
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Ornitorrincos é uma entidade do punk nacional e não uma banda. E nesse recente lançamento, estes bons seres fazem uma ode as suas bandas favoritas em 3 emocionantes cantigas. De Black Flag à Dead Kennedys, isso aqui é mais que um simples registro, é uma aula de punk/hardcore para os povos do submundo. E tenho dito.

                                           
16.
Violent Illusion
Álbum: Feio
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Lançado no começo do ano pelo selo Pé de Macaco Discos, esse registro da Violent Illusion respira, come e vomita crossover/thrash. Headgangers de todos os cantos devem conhecer este som, que é paulada na nuca do começo ao fim.

                                           
17.
Seletores de Frequência
Álbum: S/T
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: A banda base do B Negão resolveu soltar um ep com quatro cantigas, e o resultado final disso é muito groove, balanço e chumbo grosso. Poderia ser um disco cheio, pra alegrar e dar mais corda para a minha chapação. Mas aí, tá responsa esse esquema e não nego. Passo a bola pra quem sabe jogar.

                                           
18.
Desalmado & Homicide
Álbum: In Grind We Trust
Facebook Facebook Ouça AQUI 

Sobre: A Black Hole Productions conseguiu a façanha de unir a Desalmado e Homicide num split cabuloso e severamente agressivo. Grindcore no atacado e sem hesitações, aqui você encontra duas importantes bandas do cenário extremo nacional num registro primoroso. Um dos melhores lançamentos do ano.

                                           
19.
Señores
Álbum: Balões de Ar
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Balões de Ar marca o retorno da banda Señores, que ficou num hiato de 9 anos sem lançar material. Conceitual, o disco possui 18 faixas que conta a história de uma sociedade do futuro que sofre com a falta de ar. Punk Rock clássico, o disco mostra a banda em alto nível e eleva o underground goiano.

                                           
20.
Chancho
Álbum: Faça Você Mesmo
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Punk/Hardcore com pegada powerviolence, é que pode-se ouvir no registro Faça Você Mesmo da banda Chancho. A sonoridade é crua e a anti-música está presente do início ao fim, agradando ouvidos menos sensíveis. A proliferação de ideias libertárias é um ponto forte do disco, que leva o do it yourself como estilo de vida.

                                           
21.
ÀBrasa
Álbum: Verde
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: ÀBrasa lançou nesse final de ano o disco Verde, hardcore  melódico instrumental em alto nível. São oito faixas que mostram a identidade do conjunto. Inovador e coeso, essa é a melhor definição para a banda e para o disco, que firma a banda dentro do cenário underground.
                                           
22.
Takara & Brandão
Álbum: S/T
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Rapaz, esse aqui é pra entortar a mente nesse terceiro mundo doido. O maluco do Mamelo com o frito do Takara, que resulta num disco de rap experimental que nenhuma malandragem teve contato até então. A amplitude sonora coligada com versos cortantes. Feito pra chapar.

                                           
23.
Cristo Bomba
Álbum: Billy
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Cristo Bomba é uma das boas dessa nova safra do hardcore, e a banda chegou pesado esse ano com o ep Billy. Contando com um time de responsa na produção do disco, esse é um dos pontos altos dentro da esfera hardcore/punk/d-beat. Sonoridade poderosa.

                                           
24.
Lascados
Álbum: Chinese Lasquera
Facebook Ouça AQUI

Sobre: Hardcore/Thrash diretamente de Anápolis, o disco Os Chinese Lasquera destaca-se pelo humor das letras e pela boa gravação das cantigas. Banda nova da cena daqui do cerrado e que chegou com um bom registro nesse ano.

                                           
25.
Motor City Madness
Álbum: Gravediggers
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: O melhor do stoner/punk você encontra aqui. Motor City Madness é foda e o ep Gravediggers confirma isso. A mistura poderosa de estilos, junto com a força sonora que a banda repassa para os ouvidos une aventura e estética roquista. Baita disco de rock.

                                           
26.
Tumbero
Álbum: Traição
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Este registro da Tumbero é uma verdadeira putrefação sonora. Do death metal ao crust, Traição expora o lado mais obscuro do underground em seis cantigas, com direito à versões de Extreme Noise Terror e Lobotomia.

                                           
27.
Ódio Cöncentradö
Álbum: Demo
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Este duo chegou pesado com essa demo, explorando a rapidez do Powerviolence pra levantar a bandeira antifascista e falar sobre as mazelas sociais. Sonoridade suja e sem enrolação, do jeito que a gente gosta.
                                           
28.
Rusga & Scümclã
Álbum: Barulho Caseiro - K7
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: Esse Split K7 é uma ode à barulheira. Tem de tudo um pouco: grindcore. powerviolence, goregrind e coisas mais. A anti-música se faz presente a cada nota distorcida, a cada verso vociferado. Um ótimo lançamento do ano dentro do gênero.
                                           
29.
Thee Dirty Rats
Álbum: Traps and Mass Confusion
Facebook Ouça AQUI 

Sobre: A Mandinga Records é ponta firme e não vacila em seus lançamentos. Digo isto por conta desse maravilhoso registro da banda Thee Dirty Rats. Garage Rock e New Wave feito com guitarra caseira e bateria ritmada. Um dos melhores discos que ouvi nesse ano e que fez esse corpinho agitar bastante em sofridos trajetos para o trabalho.                                      
30.
Paquetá & Mary O And The Pink Flamingos
Álbum: Egg Paranóia
Facebook Facebook Ouça AQUI

Sobre: Split que junta duas das bandas que mais ouvi nesse segundo semestre. Paquetá com o seu surf music psicodélico e a Mary O And The Pink Flamingos com o seu riot grrrl misturado com garage rock e rock 60's. A parada é ótima, vai por mim.


                                             
31.
N.T.E.
Álbum: Autonomia da Cidade

Sobre: Lançado pelo Selo Microfonia, Autonomia da Cidade é um disco essencialmente punk da banda N.T.E. (Nem Todos Esquecem). Em 20 faixas, o conjunto aborda a crueldade do cotidiano de uma capital nordestina. A sonoridade remete muito à bandas como Devotos do Ódio e Karne Krua. Ótimo registro pra galera punk delirar.

obs.: coisas legais ficaram de fora e ponto.

0 comentários: