26.5.15

Disforme & Manger Cadavre? - Limbo - Split (2015)


Depois de um final de semana maravilha, a segundona começa bem agressiva neste espaço virtual de cultura subversiva. Desta vez apresento-lhes o incrível Split "Limbo", que junta as bandas Disforme e Manger Cadavre? num dos principais lançamentos deste nosso underground neste ano. 

Disforme é daqui de perto, da vizinha Brasília/DF, formada atualmente por Tainara (voz), Negrete (guitarra), Petrônio (baixo) e Marcelo (bateria) e que manda um hardcore/punk direto, sincero e minimalista. Conheci e acompanhei a banda através dos registros "64 Nunca Mais" e "Mais um Número" e o quarteto volta ao cenário com este maravilhoso Split, mostrando 4 cantigas que abordam temas como o machismo e exploração humana, destaque para as músicas "Cães e Porcos", "Miragem" e "Seu Corpo" que mostram bem a característica própria do hardcore cru candango. 

A Manger Cadavre? é lá de São José dos Campos/SP e eu conheci o som da banda através do EP "Origem da Queda".... Formada por Nata de Lima (vocal), Jonas Godói (guitarra), Marcelo Augusto (baixo) e Marcelo Kruszynski (bateria), esta quadrilha em formato de conjunto musical agressivo, espalha o barulho através do hardcore/crust desde os perdidos de 2011. Nesse registro, chegam com 4 músicas bem pesadas que falam das atormentações do cotidiano e da extrema exploração do trabalho/consumo, merecendo destacar as faixas "Existimos", "Orbis" e "Trabalhe, Consuma, Morra", além da incrível força do vocal da Nata. A banda é um dos destaques dessa nova safra da cena paulista e que representa muito bem o cenário do Vale do Paraíba. 

É meio que bater na mesma tecla no decorrer destes anos tortos, mas registros como o "Limbo" são necessários para o fortalecimento desse nosso círculo. Primeiro pelo fato de apresentar duas bandas de estilos distintos e com ideias semelhantes que se encontram num mesmo esquema e segundo que a união de selos/distros fazem o trampo rodar este país de uma forma mais rápida e dá a possibilidade de atingir e entortar a vida de mais pessoas. A coincidência (ou não) das duas bandas possuírem vocais femininos, cada qual com seu estilo, também é um atrativo diferente, pois aprecio muito os grupos com mulheres nos vocais e sinto falta de ver isso de uma maneira mais rotineira.

O lançamento ficou por conta dos selos Two Beers Or Not Two Beers, Terceiro Mundo Chaos, Zuada Distro, Poeira Maldita Distro, Seein' Red e UK, com a belíssima arte de capa levando a assinatura de Marcelo Augusto. Posso dizer sem nenhum receio que este é um artigo indispensável na coleção dxs amantes do submundo sonoro nacional, pois toda a concepção deste registro está impecável, com ótimas gravações, músicas, letras e parte gráfica, portanto ouça o disco logo abaixo, adquira a sua cópia com a distro/selo mais próxima de sua residência e dê mais vida ao nosso adorável subterrâneo. Foda!


Página da banda: Disforme

Página da banda: Manger Cadavre?

Ouça a parte Disforme aqui:



Ouça a parte Manger Cadavre? aqui:

0 comentários: