11.9.13

Exposição "Duas Cidades" de Oscar Fortunato - 12 de Setembro em Brasília/DF




Duas Cidades

Oscar Fortunato expõe na Objeto Encontrado mais de 20 obras, entre telas, gravuras e outras plataformas farão parte da exposição “Duas Cidades”, que ficará em cartaz de 12 de setembro a 12 de outubro.

No dia 12 de setembro, quinta-feira, às 20h, a Galeria Café Objeto Encontrado abre a exposição “Duas Cidades”, do artista plástico goianiense Oscar Fortunato. A mostra fica disponível para visitações até o dia 12 de outubro.
Serão exibidas mais de 20 obras do artista: telas, gravuras e outras peças. Entre elas, alguns exemplos das inúmeras intervenções urbanas que Fortunato leva às ruas de Goiânia, Brasília e outras cidades. Lambes, adesivos e azulejos dão voz às inquietudes do artista.
Gercinas que tropeçam pelas calçadas, Pedros brigões e um falante Zoroastro espalhados, a espera do olhar dos passantes. Um lambe avisando que "Pessoas Soltas" estão por perto ou até mesmo o lambe com os candangos de Bruno Giorgi segurando bandeiras negras.
Estarão expostas ainda telas de grandes formatos e serigrafias únicas em dípticos que conversam entre si, todas com jogos óticos, uma das características de Oscar, que produz 100% sua obra. Do começo ao fim.
Oscar Fortunato, inspirado em Charles Dieckens
Foi o melhor dos tempos, era o pior dos tempos. Duas cidades separadas por tão pouco. Tão juntas e tão separadas. Preconceitos bobos de ambas as partes, pequenos sentimentos que parecem dissiparem com o nosso conhecimento mútuo. Aprendemos a entender o nosso vizinho e ele começou a ver a nossa graça.
Duas cidades que quase utopicamente se incrustaram no coração desse país. Cidades que nasceram do sonho de dois homens, que enfrentaram sem medo os enormes desafios de suas épocas. Temos uma história muito parecida, nascemos num mesmo tempo. Temos os mesmos desejos.
Foi a época da incredulidade. Nossas diferenças nos atraem. Nossas trocas aumentaram. Estamos nos entregando um ao outro. Vai chegar o momento em que não haverá mais distância. Sempre foi missão da arte unir as pessoas, celebrar o encontro e promover o progresso da humanidade.
Não posso carregar outra intenção além desta. Estreitar esses laços. Mostrar que estereótipos são falsos. Que precisamos deixar de lado a geografia inventada pelos homens e nos permitirmos as coisas do coração.
Temos tudo diante de nós e não temos nada contra nós.


SERVIÇO

O quê: Abertura da exposição Duas Cidades, de Oscar Fortunato.

Quando: 12 de setembro, às 20h.

Onde: Galeria Café Objeto Encontrado. CLN 102 Bloco B, Loja 56.

Telefone: 61 33263504

Entrada franca
Aberto para visitação: de 12 de setembro a 12 de outubro de 2013

0 comentários: