13.6.13

RENSGA: EXPOSIÇÃO DE OSCAR FORTUNATO EM GOIÂNIA




No dia 19 de junho, quarta-feira, às 20h, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) abre a exposição Rensga, do artista plástico goianiense Oscar Fortunato. A mostra fica disponível para visitações até o dia 14 de julho. Serão exibidas mais de 20 obras do artista, entre telas, gravuras, e outras peças, todas inéditas, produzidas exclusivamente para a exibição.

A exposição é baseada na história e nos símbolos sociais e culturais. Segundo Fortunato, o público pode esperar uma exposição sincera, que explora a "goianidade" existente do próprio artista e em quem vive no estado. "Questiono se é possível ser goiano sem cair nos esteriótipos, se existe uma nova goianidade. Questiono, ainda, a necessidade de nos amarmos mais. Acho que precisamos começar a gostar mais da gente, a sermos goianos orgulhosos, e não goianos cheio de desculpas", justifica o artista.

As inúmeras intervenções urbanas que Fortunato concebe e realiza em Goiânia e em vários outros locais,  inclusive no exterior, desde a década de 1990, são a marca registrada de seu trabalho. Com bom humor, o artista contesta e traduz os símbolos e valores da sociedade tradicional de Goiânia e de Goiás, por meio da linguagem punk, presente em toda sua trajetória. 


Outras Mostras

Fortunato realizou a exposição "Na Periferia do Punk", em 2011, na extinta Marcos Caiado Galeria de Arte, em Goiânia. Na capital, também participou de várias exposições coletivas ao longo da carreira. Em 2009, assinou "Outsider", mostra inspirada na obra de Bob Dylan, na Renome Galeria de Arte e Design, em Brasília, onde, em 2010, também teve seus trabalhos exibidos no Salão Branco do Congresso Nacional. 

Oscar Fortunato é um dos artistas plásticos mais conhecidos de Goiânia, e tem suas obras abrigadas na PlusGaleria.com, que reúne 16 artistas brasileiros.




Links

PlusGaleria.com: http://plusgaleria.com.br

SERVIÇO
O quê: Abertura da exposição Rensga, de Oscar Fortunato.
Quando: 19 de junho, às 20h.
Onde: Museu de Arte de Goiânia. Bosque dos Buritis
Quanto: Entrada Franca
Link do evento: https://www.facebook.com/events/195633940592409

RENSGA: DE 19 DE JUNHO A 14 de JULHO DE 2013

Museu de Arte de Goiânia
Rua 1 nº 605, Bosque dos Buritis - Setor Oeste. Goiânia - Goiás - Brasil
(62) 3524 1189

Texto: Marcellus Araújo (Jornalista)
Foto: Alessandra Fratus



0 comentários: