9.5.13

The Black Coffins - Dead Sky Sepulchre (2012)



Galera lindona que gosta de ler os escritos deste sitio, peço a devida licença pra relatar uma das maiores belezas que tive a oportunidade de ouvir nos últimos anos referente à sonoridade morta do metal, death metal para os mais chegados. A banda em questão é a paulista The Black Coffins (rasurei o novo registro dos cabras recentemente, pra ler buzine a seta do rato aqui), relativamente nova dentro do cenário underground e que chegou com os dois pés na cara de pessoa desavisada com o excepcional disco de estréia, o "Dead Sky Sepulchre".
O disco lançando no final do ano passado pela magnífica Black Hole Productions, é daqueles registros que você pega, ouve e pensa tratar-se de algum conjunto do velho continente sem fama que desponta no cenário, mas não, a parada é nacional, com fortes e claras influências do death metal da velha escola, que mescla com muita propriedade o punk/hardcore e possui fortes elementos de black metal na sonoridade, daí você entorta a mente igual este que aqui digita.
A sonoridade é sombria, chegando bem próximo da besta-feragem (satanismo pra quem fica moscando) e isso já pode ser notado na cantiga de abertura "Dead Sky Burial", introdução composta pelo mestre Dmitry Globa-Mikhailenko, que faz claras referências aos processos fúnebres dos orientais antigos. Logo em seguida surge o petardo "Chambers Of Eternal Sleep" que conta com a nobre participação de Milosz Gassan (vocal e guitarra da banda Morne), death metal old school com boas pitadas de crust, junta o Doom com qualquer banda oitentista de death, coloca no liquidificador, adiciona os berros do vocalista Vakka (mandatário do Intervalo Banger) e terá a cruel originalidade sonora que este quarteto é capaz de fazer. "Bellow The Roots" e "Carve The Host" segue a mesma linha de som
A 5ª faixa "The Last Spectral Convoy" é de perder o fôlego, pela rapidez e peso, com fortes referências ao hardcore/punk oitentista, metal punx gostoso de ouvir e de bailar. Em "Hate '96" o dethzão denso-clássico aparece pela primeira vez, fazendo gotas salgadas escorrer pela face dos mais saudosos. Pausa pro café e o cigarrito de malandro enquanto a faixa "Hibernaculum" solta sons de grilos, corvos e sonoridade medieval (bom...soou assim pra mim). "Transition: Compulsory" talvez seja a cantiga mais agressiva do disco, isto deve-se a incrível participação do James (Facada) e aos belíssimos riffs. Os blast beats da cantiga "Dead Planets" juntamente com o gutural da vocalista Marissa Martinez (Cretin/Repulsion) é o ponto alto do disco, destacando também a força da bateria na música. A rapidez é mantida na música "To The Universal Throne", ao contrário da densa e melancólica "The Cryptborn" que prepara os ouvidos para a fúnebre e derradeira cantiga que leva o nome do disco (solinho elegante na metade da música), "Dead Sky Sepulchre" encerra a audição num clima funesto, enterro em beira de estrada, arrepio de medo e olhos arregalados, a bolachinha acaba em pouco mais de 38 minutos. Essa beleza toda foi mixada e masterizada por Willian Blackmon, finésse até umas horas a qualidade sonora do trampo.
A parte gráfica do disco também é um espetáculo, com a arte levando a assinatura de Viral Graphics (já fez trampo pro Melvins), com a direção de arte assinada pelo Fernando Camacho. Todo o encarte foi confeccionado em papel fosco, dando um requinte maior para o trabalho, um motivo a mais pra ter este disco em formato físico em mãos, pra apreciar o encarte enquanto obra na sentinela.
Após a audição posso falar que este é um grande disco do metal nacional, com referências à sonoridade antiga mas sem soar repetitivo, muito pelo contrário, a peculiaridade está na fusão de estilos, no zelo da produção das cantigas e das artes em geral. O cartel convidado deixa o nível ainda mais alto, fazendo deste trabalho um dos ápices do metal dos últimos tempos e com toda a certeza este disco não pode ficar fora da coleção de sua estante. Clique aqui e embeleze seu empoeirado arquivo pessoal. Satisfação em relatar isso, foda!!!

Obs.: Agradecimentos ao Fernando Camacho e Black Hole Productions pela cortesia e consideração.

Página da banda: The Black Coffins

Ouça algumas cantigas do "Dead Sky Sepulchre" aqui:


Veja o vídeo clipe da música "Hate '96" aqui:


0 comentários: