14.9.12

Ratos de Porão - Cada Dia Mais Sujo E Agressivo (1987)



 
Pra quem é de Goiânia sabe que o calor está assolando os corpos de ateus e cristãos dessa amada cidade. Também estamos "festejando" os 25 anos do acidente do Césio 137 ( até o Oloares deu seu nobre pitaco a respeito do assunto.). Dentro de uma sala-meio-sauna de informática estava (eu) pensando em postar um disco clássico nacional e me veio de bate pronto, pestanejando minhas sombacelhas grossas e desajeitadas, a obra prima da melhor banda que esse país produziu, falo do Ratos de Porón e do disco "Cada Dia Mais Sujo E Agressivo".
 
Quando eu tive contato com essa bolacha, na época o que me dominava eram os Racionais Mc's, Thaide e DJ Hum, Câmbio Negro, Cirurgia Moral, DMN, Ndee Naldinho, Pavilhão 9, Athaliba e a Firma, Facção Central, Alibi, Guind'art 121 e mais um monte de rap bandido que faziam as caixas do 3 em 1 surrado lá de casa descer sangue pelas caixas. A verdade era que eu não assimilava bem o som, conhecia o João Gordo por televisão e revistas de rock, gostava de pegar o vinil, ler as letras, ver as fotos, ouvir e consequentemente ter a repressão de minha mãe.
 
Depois de um tempo eu fui sacar que o disco foi um divisor de águas para o underground nacional, que o apelido de "traidores" veio desse registro, pois a sonoridade punk/hardcore crua foi deixada de lado e o crossover/thrash ganhou vida, muito pela convivência que Jão e cia tiveram com os caras do Sepultura. Aliás, o titulo do disco foi tirado de uma pixação que o Max fez na parede de seu quarto.
 
As capas dos discos do RxDxPx eram as que eu mais curtia, ao lado das capas do Dead Kennedys e do Plasmatics (coisa de muleque tarado hehehehe). Desse disco em específico, o terceiro da banda e que foi o primeiro a ser lançado fora do país, me chamava a atenção o desenho de um rato com uma chave inglesa na mão, com um olhar meio psicopata, num lugar bem obscuro e abandonado. Falar a verdade, eu tinha medo da capa, tiha medo dos cabeludo de preto com pulseira de prego no punho que ouvia esse tipo de cantiga, mas..., eu gostava do som.
 
Musicólas como "Plano Furado", "Sentir Ódio E Nada Mais", "Assalto Na Esquina" eram as mais finése pra mim, e vou dizer, como (eu) era o único de minha galera que ouvia essas paradas sebosas, agressivas e horríeis de entender o que era dito, minha pessoa también fui chamado de traidô (risos).
 
Esse disco é uma aula pra quem gosta de crossover/thrash, e digo, pela boca de dezenas de milhares de imundxs, uma discussão reina: Ratos de Porón ou DxRxIx?
 
Nessa delícia de calor, tempo seco e umidade de 4,7%, o melhor é ouvir esse disco bem alto tomando boas doses de pinga, e, claro, com um sarapatel do lado pra aliviar o suadouro. Beyjos.
 
 
Myspace: Ratos de Porão
 
Download:

0 comentários: