10.8.12

Câmbio Negro HC (Recife) - 28 anos de Hardcore





O Câmbio Negro HC definitivamente, não se rendeu a oportunismos e mostrou que o tempo não apagou a identidade e a atitude de uma das mais bandas de hardcore's brasileiras.

Formada em 1983, sua primeira apresentação ocorreu em fevereiro de 84, quando se firmava no cenário local como uma das mais importantes bandas. Através do seu baterista (Luiz "Nino"), idealizou o "ENCONTRO ANTI-NUCLEAR", grande evento Punk de Recife que contou com várias bandas brasileiras, estando à frente da produção nas três edições desta gig (os dois primeiros em 1987 e o terceiro em 1988), juntamente com mais dois camaradas (Nado e Regina).

Pioneira no gênero Hardcore do seu Estado, esbarrou nas dificuldades próprias da época, mas conquistou o seu espaço destacando-se nos mais conceituados festivais de rock como o "MAURITZSTADT ROCK FESTIVAL", "INDEPENDÊNCIA ou ROCK", "PARANOID ROCK FESTIVAL", "ABRIL PRO ROCK" e "PE NO ROCK", entre outros.
Dividiu o palco com grandes bandas como "Marky Ramone" (Ramones), "Paul D'Ianno" (ex-Iron Maiden), "Stratovarius", "Morbid Angel", "Ratos de Porão", "Dead Fucking  Last (DFL)", "Cólera", entre outras, além de várias excursões seguidas no circuito nordestino. Em 1990 a banda incorpora "HC" em seu nome e lança independente o primeiro LP do gênero do Norte/Nordeste, "O ESPELHO DOS DEUSES", o que lhe rendeu vários shows em diversas cidades da região nordeste e concluindo com duas apresentações na DYNAMO MUSIC CENTER (SP)...

"O Câmbio Negro mostrou ter ótimos músicos e conquistou a platéia" (Revista ROCK BRIGADE)... "Esta surpreendente banda de Pernambuco acaba de lançar o disco - O ESPELHO DOS DEUSES - totalmente independente.. Destaque da noite: A versão HC de House of the rising sun". (Revista ANIMAL nº 20 - 1991)..Sobre show na DYNAMO CENTER.
Dois anos depois, lançam mais uma vez independente o seu segundo LP "TERROR NAS RUAS", com produção técnica de Rédson (CÓLERA) e CNHC, garantindo definitivamente sua importância no cenário underground e o reconhecimento do público ...

"Uma grande revelação de Recife para o undeground brasileiro" (Revista ROCK BRIGADE).
"Câmbio Negro HC, sem dúvida, um dos grandes grupos de hardcore do país." (JORNAL DO COMMERCIO - 21/04/97) ...
"Brilhou a pernambucana Câmbio Negro HC, aclamada pelo público no Pavilhão do Centro de Convenções . Quando partiram para os velhos sucessos foi roda de pogo e mosh para todos os lados... puderam ser finalmente aclamados num grande festival" (DIARIO DE PERNAMBUCO - 21/04/97 - sobre o seu show no festival ABRIL PRO ROCK)...
"Um show histérico e histórico" (FOLHA DE PERNAMBUCO sobre o seu show no festival PE no ROCK).

O CÂMBIO NEGRO HC (CNHC) está de volta, com nova formação, mais agressiva e com muito mais peso e vigor, e prepara músicas inéditas para um novo álbum que certamente irá agradar àqueles que apreciam o Hardcore e a música que rompe o silêncio e o conformismo. 

Prepare-se para a reconstrução do caos!!

Formação atual:
 - Ajax Lins (vocal)
 - Pedro Riker (guitarra)
 - Leonardo Lins (guitarra)
 - Jairo Neto (baixo)
 - Luiz Nino (bateria)

*Release originalmente postado no blog da banda (CÂMBIO NEGRO HC)

Abaixo segue um vídeo da banda (abertura do show do Paul D'Ianno em 1997) e os dois LP's de 1990 e 1992, além de um registro que contém os dois discos (1990 e 1992) e a Demo Tape de 1997 "De Volta As Ruas".



Câmbio Negro HC - O Espelho dos Deuses (1990)
Download:




Câmbio Negro HC - Terror Nas Ruas [LP] (1992)

Download:



Câmbio Negro HC - CD [dois LP's+Demo Tape "De Volta As Ruas] (1997)

Download:

Obs.: Todas as informações obtidas com a própria banda.

1 comentários:

MERGULHO RECIFE disse...

Atualizando a informação, formação atual do Câmbio Negro HC é:

Wilfred (Vocal)
Pedro Riker (Guitarra)
Luiz "Nino" (Bateria)
Jairo Neto (Baixo)

Valeuz, abraço!