3.9.10

Quarto Mundo - Demo






O ano de 1985 assistiu acontecer uma reviravolta na vida cultural goiana. Até então a musica goiana se abreviava em Marcelo Barra, Maria Eugênia, Pádua e Braguinha, pálidos representantes de uma musica que de goiana não tinha nada, mas que por isso mesmo representavam o descoramento da paisagem musical do estado de Goiás confundindo a cultura goiana com pratos de arroz com pequi e falso regionalismo copiado de Minas Gerais e estados do nordeste.

Na musica rock as bandas Língua Solta, Fox Trot e Markan Kamaralina representavam uma rebeldia hippie restrita a um gueto de fieis seguidores. Os termos ‘comercial’ e ‘popular’ não faziam parte do vocabulário dessas bandas e o movimento punk era por elas totalmente ignorado.

Aborrecidos com a ausência de atitude e determinados a sublevar o conceito de musica goiana, os músicos amadores Joca, Heber e Jadson com uma bateria eletrônica decidem montar um grupo para compor musicas com apelo bem comercial incluindo em suas composições ritmos como ska, rockabilly, bossa nova, e se aventurando pelo terreno gótico, mas sempre mantendo a inspiração punk como base para todas as suas criações.

Após degustarem quase todos os bateristas de rock da cidade consolidaram a formação com Sérgio Vale, o notório Serjão, e então aconteceu. Todos as bandas de Goiânia acabaram e surgiram outras novas, mas todas adotando o arcabouço de grupo começado pelo Quarto Mundo. Eles haviam arquitetado uma espécie de revolução, mas não imaginavam que teria tão longo alcance.

A abrangência da estratégia do Quarto Mundo foi muito além da musica. Eles se consideravam anos-luz à frente não apenas das bandas, mas dos publicitários, jornalistas, fotógrafos, sonoplastas e artistas gráficos da década de 80 em Goiás; produziram seu próprio material e lançaram sua atuação na capital segundo seus próprios padrões.

Eles foram a banda que não se influenciou por nenhuma outra antes deles, mas se tornaram o padrão seguido por todas depois deles. Foram os primeiros a gravar uma demo-tape e esse fato por si só fala muito sobre a imobilidade das bandas goianienses pré-Quarto Mundo.

Eles gravaram as três primeiras musicas desse CD em fita cassete e saíram vendendo-as pelos bares de Goiânia e as enviaram para as rádios de rock pelo país afora. Publicaram zines pela primeira vez na história do estado e - utilizando de Xerox e técnicas faça-você-mesmo - espalharam cartazes pela cidade para divulgar o nome Quarto Mundo tornando-se os precursores das bandas independentes no estado de Goiás.

Em 1986 surge o 17º Sexo e em 1987 o Restos da Cultura Proibida consolidando o estilo pós-punk como o mais popular e fecundo da década e ambas as bandas – mesmo com approaches diversos - seguiriam os passos do Quarto Mundo tanto na composição como na divulgação de sua obra..

O panorama cultural goiano nunca mais seria o mesmo. Duas décadas depois o rock goiano chegaria a extremos inimagináveis, o ápice de uma escalada que teve inicio com essa super banda dos anos 80.


Post original: http://www.bandaquartomundo.blogspot.com/


Myspace: não...


Download:

Quarto Mundo - Demo

0 comentários: