30.10.14

Exposição no Dia de Finados reúne obras de 20 artistas brasileiros para discutir intolerância e preconceito





Quinta edição da Vanitas vai contar com obras inéditas de 20 artistas renomados de diversos estados

No dia 2 de novembro, domingo, será realizada a quinta edição da Vanitas, exposição que discute a morte por meio da Arte, promovida tradicionalmente no Dia de Finados pela Plus Galeria. Vinte artistas de diversas partes do País participam da mostra deste ano, com obras que discutem, além da finitude da vida, a intolerância e as diversas formas de preconceito. O evento será realizado na loja Mapi 49, localizada no Setor Sul, em Goiânia. 

São expositores desta edição os goianos Oscar Fortunato, Rustoff, Wolney Fernandes, El Mendez e Lupe, radicada no Rio de Janeiro; a carioca Mana Bernardes, os paulistas Zé Otávio, Thais Ueda, Rage, Sabrina Eras, Nick Alive, Carlos Rezende, Leandro Dário, Mariana Martins e Fernanda Guedes — que expõe também obras do projeto “Tara”, em parceria com Tony de Marco; os catarinenses Nestor Jr e Ramon Rodrigues; a potiguar Sabrina Bezerra e o mineiro Leo Brizola. 

Mana Bernardes e Mariana Martins são dois dos nomes nacionais que a Vanitas 2014 traz este ano para Goiânia. Mana ficou conhecida do grande público pelos seus trabalhos em parceria com a Tok Stok, e mais recentemente pelas obras expostas na novela “O Rebu”, que foi ao ar entre julho e setembro pela Rede Globo. Já Mariana, filha do mestre brasileiro Aldemir Martins, é fundadora da Choque Cultural, uma das mais influentes galerias de arte do País. 

O mineiro Leo Brizola também participa desta edição. Leo estudou na Escola Guignard, em Belo Horizonte, e é conhecido por seus polípticos em grandes formatos pintados com tintas que ele mesmo confecciona. Hoje o artista, que tem mais de trinta anos de carreira, é curador do Galpão Paraíso, espaço que trabalha com artistas coletivamente, promovendo cursos e exposições na capital mineira. 

A Serigrafada Plus também será realizada durante o evento, por Oscar e Rustoff. Happening já tradicional da galeria, têm o valor de R$ 25 cada aplicação. Qualquer peça de vestuário pode ser serigrafada, desde que seja de algodão. 

Morte e intolerância
Este ano a exposição tem uma curadoria mais ampla, e busca questionar, além da vaidade e a brevidade da vida, a igualdade e o respeito. A curadora responsável pela Vanitas, Lydia Himmen, acredita que a caveira seja um símbolo capaz de aglutinar todas essas provocações. 

“Muito se fala do que o outro faz ou deixa de fazer. Estamos caminhando para uma ditadura do corpo e da mente, quando deveria ser exatamente o contrário. O que precisamos é de educação para nos libertar, não de leis para nos aprisionar”, afirma Lydia.

Vanitas
‘Vanitas’, em latim, significa ‘vazio’, ‘futilidade’ e simboliza o vazio do que é efêmero, das coisas terrenas. É o vocábulo latino que, no português, está tanto na origem do substantivo ‘vaidade’ quanto na do adjetivo ‘vão’. 

É possível, assim, entender a maior parte das naturezas mortas não apenas como demonstração de virtuosismo artístico, mas como alegorias morais, mensagens que lembram ao ser humano a passagem do tempo e, sobretudo, a certeza da morte e transitoriedade da vida. 

Plus Galeria
A Plus Galeria tem o propósito de democratizar o mercado artístico, explorando novos mercados e novos públicos consumidores. Vende obras de diversas técnicas, tamanhos e preços, todas 100% feitas pelos próprios artistas, para pessoas das mais variadas idades e lugares do país e do mundo. 

Fundada em 2010, a Plus vem consolidando ao longo do tempo seu papel de formadora de apreciadores e investidores em arte, e de fomentadora de um mercado mais justo e criativo para criadores e consumidores. 

Mapi 49
Ao reunir no mesmo espaço bicicletas, skates e móveis desenvolvidos por designers cariocas, além de peças de roupa e acessórios, a Mapi 49 permite uma experiência de consumo consciente e integrada, e oferece um ambiente aconchegante para seus clientes. 

Links

Plus Galeria

Mapi 49


SERVIÇO
O quê: Exposição Vanitas 2014
Quando: 2 de novembro (domingo), das 16h às 21h
Onde: Mapi 49 (Rua 113, nº 49, Setor Sul, Goiânia-GO)
Quanto: Entrada franca. Serigrafadas a R$ 25,00 (cada). Obras de Arte à venda.
Bebidas e comidas à venda.

Obrade Carlos Rezende


Obra de Oscar Fortunato

0 comentários: