23.1.14

Chacina - O Corre - EP (2013)


Chacina é uma banda de hardcore/rapcore, ativa já há alguns anos na cidade de Goiânia e um dos representantes do clã/coletivo/brodagem GHC (Goiânia Hardcore). Os maloqueiros soltaram no final do mês de dezembro passado, especificamente numa sexta-feira 13, o aguardado EP "O Corre", que conta com 6 cantigas que relatam o cotidiano das ruas e de ideias que a banda acredita e transmite de forma agressiva e contundente. Com influências que passam por RPW, Body Count, Suicidal Tendencies e muito hardcore noventista, a banda esmaga o conformismo, o preconceito e a injustiça através de músicas pesadas e letras bem elaboradas, com Sedel & Cia reforçando a voz de skatistas, trabalhadores, inconformadxs e oprimidxs por esse sistema e sociedade, através da sonoridade rápida.
O disco abre com a pesada "Refém", que fala do não-conformismo perante aquilo que é imposto e da vontade de mudar através da luta justa. Em seguida surge a rasgada "O Bom Pastor", instrumental que mescla a cadência com a aceleração e letra que dispara contra os falsos pastores que iludem um povo cada vez mais carente e sem esperança, destaque para os côros e a linha cabulosa de bateria. "Suor e Mentiras" tem uma pegada doida, ao melhor estilo "cavalo-manco" (ritmo frenético bom pra pogar) e frisa de forma muito reta e sem rodeios a ilusão do trabalho e do esforço máximo por algo que não é seu, esta cantiga merece um bom destaque para aquele que for ouvir. "O Corre" é a cantiga que dá o nome ao disco e fala de rolês da cidade, representa bem a maloqueiragem ruêra de Goiânia e  é ideal pra degustar (sonoramente falando) enquanto vai pro trampo ou algo parecido nesse trânsito caótico da cidade. Outro ponto alto do registro é a música "Vocês Pagarão", pegada altamente acelerada / agressiva e que fala de cobrança e justiça aos que enganam e rastejam de forma sorrateira, querendo sempre prejudicar o próximo em prol de seu "sucesso". O disco fecha com a melhor cantiga da bolachita (pra mim, claro), "Trabalhadores da Nova Aurora", que possui letra consciente e denunciadora, aliada ao melhor instrumental do disco. 
O que posso concluir, é que este é um grande lançamento da cena local e um dos pontos fortes dentro do hardcore/rapcore nacional, feito por gente antiga e inserida nos corres,  que entendem/sabem o que fazem, portanto ouça, indique, espalhe e valorize as produções independentes feitas com qualidade. Foda, sem mais, parabéns aos envolvidos no trampo!


Página da banda: Chacina
Perfil da banda: Chacina

Ouça o EP "O Corre" aqui:

0 comentários: