Fim de semana morreu, nele assisti o filme Judas e o Messias Negro que aborda a história de Fred Hampton e dos Panteras Negras, indico o movie, e nessa pegada peguei rabêra nas produções audiovisuais e coloquei o doc This Is Canoa, not POA! pra rodar na tv com a ajuda daquele aparelhinho chromecast. Duas coisas me levaram a prestigiar esse recorte da cena roquista/independente de uma cidade da região sul do país: a primeira foi o fato de minha companheira ter parte de sua família em Canoas e sempre contar histórias da cidade e a segunda foi a sagacidade em saber mais sobre a cena underground de outra cidade.
Dirigido pelo amigo virtual Wender Zanon, figura bastante conhecida da cena de lá, o cabra é da área do audiovisual, além de ser tocador de cordas grossas dos conjuntos musicais Paquetá e Conflito. Com a sagacidade de colocar em película histórias ouvidas e vividas, o doc é uma viagem pela cena cultural independente de uma cidade, apresentando recortes da sede de uma galera de consumir rock, produzir e fazer rock, independente das limitações de acessibilidades e coisa e tal.
Anos 80 e anos 90, talvez seja a mesma coisa em tudo que é canto e beco desse país, e aqui no doc não é diferente, me deu a exata noção (mais uma vez!) daquilo que é feito pela jovialidade de cada época e região, a energia de colocar toda a efervescência, se conecta sem ter contato, é a tal da magia do Faça Você Mesmo ou Morra.
Casas, bandas, shows, lojas de discos, tudo que qualquer lugar com mais de 3 quarteirões e viatura pra reprimir vai sentir necessidade de ter pra um certo grupo serem mal vistos, mal falados e demonizados. O resto é história e This Is Canoa, not POA! retrata isso de maneira muito genial. Sinceridade e amor pela parada, me deu um gás pra colocar algumas ideias que estão arquivadas em prática.
Muito obrigado por esse documento visual muito importante para o subterrâneo sonoro seguir firme, indico e agradeço. Sentimento aflorado, sem conhecer quase nada abordado aqui, mas é como se fosse meus amigos, minhas amigas, senti perto daqueles que me colocaram na vida torta. Valeu mesmo aos envolvidos e envolvidas no esquema.
1 comentários:
Vou assistir agora
Postar um comentário