29.3.21

This Is Canoas, not POA! - Documentário (2021)

 


Fim de semana morreu, nele assisti o filme Judas e o Messias Negro que aborda a história de Fred Hampton e dos Panteras Negras, indico o movie, e nessa pegada peguei rabêra nas produções audiovisuais e coloquei o doc This Is Canoa, not POA! pra rodar na tv com a ajuda daquele aparelhinho chromecast. Duas coisas me levaram a prestigiar esse recorte da cena roquista/independente de uma cidade da região sul do país: a primeira foi o fato de minha companheira ter parte de sua família em Canoas e sempre contar histórias da cidade e a segunda foi a sagacidade em saber mais sobre a cena underground de outra cidade. 

Dirigido pelo amigo virtual Wender Zanon,  figura bastante conhecida da cena de lá, o cabra é da área do audiovisual, além de ser tocador de cordas grossas dos conjuntos musicais Paquetá e Conflito. Com a sagacidade de colocar em película histórias ouvidas e vividas, o doc é uma viagem pela cena cultural independente de uma cidade, apresentando recortes da sede de uma galera de consumir rock, produzir e fazer rock, independente das limitações de acessibilidades e coisa e tal. 

Anos 80 e anos 90, talvez seja a mesma coisa em tudo que é canto e beco desse país, e aqui no doc não é diferente, me deu a exata noção (mais uma vez!) daquilo que é feito pela jovialidade de cada época e região, a energia de colocar toda a efervescência, se conecta sem ter contato, é a tal da magia do Faça Você Mesmo ou Morra. 

Casas, bandas, shows, lojas de discos, tudo que qualquer lugar com mais de 3 quarteirões e viatura pra reprimir vai sentir necessidade de ter pra um certo grupo serem mal vistos, mal falados e demonizados. O resto é história e This Is Canoa, not POA! retrata isso de maneira muito genial. Sinceridade e amor pela parada, me deu um gás pra colocar algumas ideias que estão arquivadas em prática. 

Muito obrigado por esse documento visual muito importante para o subterrâneo sonoro seguir firme, indico e agradeço. Sentimento aflorado, sem conhecer quase nada abordado aqui, mas é como se fosse meus amigos, minhas amigas, senti perto daqueles que me colocaram na vida torta. Valeu mesmo aos envolvidos e envolvidas no esquema. 



Canoas é considerada por muitos, especialmente para os não canoenses, como uma cidade dormitório. Cidades de regiões metropolitanas normalmente são rotuladas assim por causa dos trabalhadores que se deslocam diariamente para a capital. Nesse ir e vir, muitas vezes, ideias são pensadas e a criatividade aflora. Creio que isso é uma das razões por essas cidades terem sempre uma cena cultural efervescente. O Documentário "This is Canoas, Not POA" deixa isso bem claro: Canoas tem muito a mostrar no que diz respeito a uma cena musical independente, plural, criativa, e o mais importante, unida. Bandas, casas noturnas, estúdios, produtores e lojas de discos. Tudo que uma cena musical necessita para ser formada está muito bem documentado aqui. 
Sinopse por Daniel Villaverde, pesquisador musical, radialista e produtor cultural. Assista e faça sua própria cena, monte sua própria banda! Ficha técnica:  Direção, produção, roteiro e pesquisa: Wender Zanon  Produção executiva e Co-autoria: Roger Neres  Direção de fotografia e câmera: Renato Chama  Assistente de câmera e captação de som: Izza Balbinot  Montagem e finalização: Pedro Rheinheimer  Direção de arte: Daniel Hogrefe   Mixagem e masterização: Jonas Dalacorte Suporte de pesquisa: Gabriela Garcia  Documentário independente, 2021. Apoio: Sesc Canoas Financiamento: Lei Aldir Blanc e Prefeitura de Canoas
Produção realizada com recursos do Governo Federal através da lei nº 14.017/2020, administrados pela Prefeitura de Canoas, que dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural objetivando minimizar o impacto causado pela pandemia por coronavírus.