23.3.21

Sangue Preto - Nossa Luta Contra o Racismo - V/A (2020)


E aí galera, vocês que ainda passeiam por este tosco espaço, que vira e mexe resiste em existir, já que eles combinaram de nos matar, mas a gente combinamos de não morrer, como escreveu a gigante Conceição Evaristo. Pois bem, sigo aqui tentando lidar com as péssimas notícias diárias que o nosso país nos apresenta, e a arte está sendo um dos poucos alívios pro psicológico abalado. A música e a escrita como desabafo, terapia, denúncia e momentos de diversão (se é possível), e tentando seguir sem perder o juízo apresento aqui um baita projeto que saiu em agosto passado, uma coletânea chamada "Sangue Preto - Nossa Luta Contra o Racismo". Me deparei com o projeto no final do ano passado e logo bateu a identificação pela parada, por ser um homem preto e pela temática ser mais que necessária para o momento em que estamos vivendo, e principalmente pelo genocídio do povo negro causado pela pandemia, por esse desgoverno fascista e por todas as instituições autoritárias que andam junto com o Estado. 

Bom, falando mais sobre a coleta, ela conta com 25 sons, 25 bandas que abordam o tema da maneira mais agressiva, reta e sem massagem, com muito punk, hardcore, grindcore e afins, tudo da melhor qualidade e com um zelo que passa desde a incrível capa que mostra uma colagem de rôustos de personalidades negras como Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus (sorrindo!), capa que foi inspirada na obra "Operários" de Tarsila do Amaral. 

Achei bem interessante deparar com bandas como Bertha Lutz, Desalmado e O Inimigo, que são bandas que conheço e de alguma maneira acompanho o trampo, dividindo track com bandas do naipe de Meu Sangue, Crexpo, Klitores Kaos e Cruento, algumas que eu não tinha conhecimento e gostei do que ouvi. O esquema ainda conta com conjuntos da estirpe de N.T.E., BlackJaw, Ratas Rabiosas e Demonia. 

Digo aqui que é um dos projetos mais interessantes que conheci ano passado, pela temática, pelas bandas reunidas, pela coragem na denúncia e do protesto num momento que a repressão dá as caras sem nenhum medo. O projeto gráfico é outro destaque, e agradeço aqui por todxs que se envolveram nessa parada, um registro histórico pra cena!

Participam:

Derrota // Bertha Lutz // Ratas Rabiosas // Mau Sangue // Älä Kumarra // Crexpo // Desalmado // Sendo Fogo // Make It Stop // Hayz // Demonia // Klitores Kaos // O Inimigo // Desobedeça // Vozes Incômodas // Cruento // Discurso de Pobre // Humäno// Afoite // Antilhano //Time And Distance // Blackjaw // The Biggs // Old Rust // N.T.E.

encarte completo: https://issuu.com/sanguepreto/docs/encarte_completo

ouça aqui:

https://sanguepreto.bandcamp.com/

0 comentários: